PROJETO SABIÁ
Projeto Sabiá
Resumo do projeto
Criação de uma plataforma on-line para compartilhamento de cursos e eventos de capacitação do Poder Judiciário, capaz de maximizar as ações de educação dos órgãos signatários, conferindo maior eficiência e eficácia ao gasto público.
Benefícios do projeto
- Redução de custos com capacitação em todos os tribunais envolvidos;
- Gestão integrada dos cursos e eventos de capacitação;
- Disponibilização de um repositório com todos os cursos já realizados e seus respectivos materiais didáticos de apoio;
- Possibilidade de desenvolvimento de cursos mais específicos e com mais qualidade;
- Inscrição on-line dos interessados, facilitando o preenchimento das vagas;
- Ampliação da oferta de cursos.
Inovação
O projeto foi desenvolvido numa parceria inédita entre os quatro ramos do Poder Judiciário no Espírito Santo - Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Estadual – que, reunidos numa Oficina de Formação de Laboratoristas e utilizando o método de Design Thinking, criaram, de forma colaborativa, esse projeto.
A plataforma tem como proposta o compartilhamento da gestão e da oferta dos eventos de capacitação, disponibilizando um calendário anual de cursos, banco de formadores, registro de preços e capacitações por tema, alimentando um banco de dados focado em educação no Poder Judiciário. Assim, todos os eventos, novos ou já realizados pelos órgãos participantes, passarão a compor um grande repositório de videoaulas, livros e artigos, que servirão de base para a composição de trilhas de aprendizagem pelos usuários, gestores e professores.
Pretende-se iniciar o projeto no âmbito do Estado do ES, seguindo um modelo de gestão por competências, capaz de conferir alinhamento estratégico a cada órgão, buscando-se soluções conjuntas para a implantação das políticas do CNJ, evitando duplicidades na oferta de cursos ou ações educacionais superficiais.
Alinhamento a ODS - Agenda 2030
Objetivo 4. Educação de Qualidade. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
4.4. Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Objetivo 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
16.3. Fortalecer o Estado de Direito e garantir acesso à justiça a todos, especialmente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Objetivo 17. Parcerias e Meios de Implementação. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
17.17. Incentivar e promover parcerias eficazes nos âmbitos públicos, público-privados, privados e da sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
Escopo do projeto:
- Desenvolver a plataforma tecnológica em ambiente web e mobile;
- Criar ambiente de administração de cursos e eventos;
- Sistematizar dados e criar agenda de eventos automaticamente;
- Sistematizar dados e criar banco de formadores automaticamente;
- Criar sistema de armazenamento de videoaulas;
- Criar sistema de categorização e buscas;
- Criar sistema de trilha de aprendizagem;
- Criar painel do aluno, com área especial e possibilidade de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Principais métricas de desempenho:
- Reduzir 25% dos gastos com capacitação dos órgãos participantes;
- Aumentar em 25% a taxa de oferta de vagas em cursos e eventos;
- Reduzir em 50% o índice de cursos e eventos com mesmo tema;
- Aumentar o número de pessoas capacitadas em 20% em comparação com 2023.
Cronograma das ações previstas
Etapa |
Entrega/Atividade |
Responsável |
Início |
Término |
1 |
Planejamento e estratégia (InovarES) - 07 a 10 de maio de 2024 |
SJES (TRF2), TRE-ES, TJES e TRT-17ªR |
05/2024 |
05/2024 |
2 |
Contato com os Tribunais e as respectivas Escolas Judiciais para apresentação do projeto |
TRT-17ªR |
06/2024 |
07/2024 |
3 |
Catalogação dos cursos previstos para o ano nas escolas judiciais aderentes ao projeto |
SJES (TRF2), TRE-ES, TJES e TRT-17ªR |
08/2024 |
08/2024 |
4 |
Catalogação dos cursos já gravados em cada escola |
SJES (TRF2), TRE-ES, TJES e TRT-17ªR |
08/2024 |
08/2024 |
5 |
Criação de um repositório dos cursos já realizados e respectivos livros e artigos científicos para apoio e aprofundamento do conhecimento |
SJES (TRF2) |
09/2024 |
10/2024 |
6 |
Banco dos instrutores dos cursos |
SJES(TRF2), TRE-ES, TJES e TRT-17ªR |
09/2024 |
10/2024 |
7 |
Criação da plataforma digital que irá hospedar o site |
SJES (TRF2) |
07/2024 |
10/2024 |
8 |
Divulgação prévia ao lançamento da nova ferramenta |
SJES (TRF2), TRE-ES, TJES e TRT-17ªR |
11/2024 |
11/2024 |
9 |
Evento de lançamento do site no Auditório do TRT17 |
TRT-17ªR |
12/2024 |
12/2024 |
Link para pitch: https://www.youtube.com/watch?v=Es_sWi4V5As
- E-mail do laboratório: arq51@jfrs.jus.br